sábado, 11 de agosto de 2012

Beringelas Recheadas



Há muito que tinha visto uma receita que me pareceu óptima de beringelas recheadas e foi ontem que experimentei e dei a provar à família. É um prato bonito e muito saboroso.
Tinha alguns ingredientes que queria dar uso e acabar e por isso fiz algumas adaptações à receita. A original espreitem aqui: http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/10/beringelas-recheadas-com-carne-e-tomate.html .

Ingredientes para 4 pessoas: 
- 2 beringelas médias;
- 1 tomate maduro;
- 2 cebola;
- 3 dentes de alho;
- um bom gole de azeite;
- 500g de carne picada (vaca e porco);
- 1 cenoura;
- Salsa picada;
- Massa de pimentão;
- Vinho branco;
- sal e pimenta q.b.
- queijo ralado;

Corte as beringelas lavadas ao meio no sentido do comprimento. Retire o interir da beringela de modo a retirar a maior parte da polpa. Corte a polpa da beringela em pedaços, bem como a cenoura a cebola e o alho.  Pele o tomate e pique-o também em pequenos pedaços.
Leve um tacho ao lume com o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte depois a beringela,  a cenoura, o tomate e a carne picada. 
Junte sal e piri-piri e um pouco de vinho branco e deixe cozinhar em lume brando. No fim de cozinhada juntei a salsa.
Recheie as beringelas com este preparado e cubra depois com o queijo ralado. Em cima do queijo coloquei um pouco de salsa para enfeitar.
Coloque as beringelas recheadas num tabuleiro  de ir ao forno  e leve a forno quente durante 30 a 40 minutos, até a beringela estar cozinhada e o queijo derretido.
Servi com salada de tomate temperada com oregãos.

Experimentem!



2 comentários:

  1. Sou a minha primeira crítica: estava com um aspecto e um cheirinho delicioso e foi bastante elogiado, mas como todos concordaram, deveria ter posto um pouco mais de sal e ter deixado apurar um pouco mais a carne picada uma vez que a beringela não tem um sabor muito intenso.
    Tenham esse cuidado se experimentarem esta receita.

    ResponderEliminar
  2. O aspecto está fantástico :D há pouco fiz com pimentos e cogumelos portobello, gosto muito :D
    kiss

    ResponderEliminar