sábado, 25 de agosto de 2012

Pasteis de Carne com Tagliatela de Tomate

Olá a todos!
Nestes dois últimos dias calhou jantar/almoçar fora duas vezes e era quase um sufoco saber que a comida que ficou na travessa iria para o lixo. Como tal, num dia lombinho de porco e no outro frango assado veio numa caixinha para casa, que algo se havia de fazer para aproveitar os restinhos. Lembrei-me e fui ao congelador ver que carnes teria mais congeladas e tinha um pouco de carne de vaca e chouriço. Fiz um picado com as carnes todas juntas e fiz uns belos pastelinhos. Deixo a sugestão.



Ingredientes para 10 pasteis:
- Carnes Picadas (Várias e não sei bem a quantidade que tinha);
- Leite;
- Farinha;
- Noz Moscada;
- Sal;
- Piri-piri;
- Polpa de Tomate.
- 1 emb. de massa quebrada;
- 1 ovo.

Se as carnes que tiver forem pouco cozinhadas (como o frango assado e a carne cozida de vaca que utilizei), aproveite para a temperar a gosto ao lume. Eu fiz o seguinte: num pequeno tacho coloquei a carne picada; numa tacinha a parte pus um golo de leite e juntei um pouco de farinha (1 colher de sobremesa) para engrossar ligeiramente, e a noz moscada. Juntei à carne para fazer uma pasta mais macia e homogénea. A este preparado juntei um pouco de sal, piri-piri e uma colher de sopa de polpa de tomate. (Se tiver carnes já muito temperadas ou estufadas tenha atenção que poderá não precisar de mais tempero - por isso prove!).
A massa utilizei de compra mas estendi-a com o rolo ao máximo para não ficar muito grossa depois de ir ao forno. Cortei-a em dez quadrados médios, em cada um pus a carne ao centro, dobrei a massa e com a ajuda de uma tampa larga fiz o corte para lhes dar o formato de rissóis.
Cobri com 1 folha de papel vegetal o tabuleiro do forno e dispus os pasteis, pincelei-os com o ovo batido e pré-aqueci o forno a 150º. Quando estão douradinhos, estão prontos a comer.

Ingredientes para a massa:
- Massa Tagliatela em ninhos (10 ninhos);
- 1 cebola média;
- 1 dente de alho,
- 3 tomates médios maduros;
- 1 tira de pimento vermelho;
- azeite;
- sal;
- piri-piri;

Pique a cebola e o alho para um tacho e deixe refogar com um pouco de azeite e piri-piri. Junte o pimento picado e o tomate descascado e cortado em pedaços e deixe cozinhar com a tampa até ficar o mais uniforme possível. Junte dois copos de água quente médios e deixe ferver, junte o sal a gosto. Quando a ferver, pode colocar a massa e deixe-a cozer na água. Tenha atenção e vá adicionando água quente sempre que esta secar. Quando estiver quase pronta não adicione mais água para que esta evapore e fique com a massa sem água pronta a servir.

Espero que gostem!



2 comentários:

  1. Há que "poupar" e ter capacidade para inventar coisas saborosas com coisas que sobram, good idea girl! :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. RARAMENTE FAÇO PÁSTEIS MAS COM CARNE AGRADAM-ME E SERVIDOS COM A MINHA MASSA PREFERIDA ENTÃO FICA PERFEITO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar